Ações vs. Títulos: Qual é a diferença?
Ações versus títulos é o debate definitivo na alocação de ativos de portfólio.
Se você acha que está satisfeito com tudo em seu portfólio de investimentos, provavelmente há algo errado com ele. Todos os ativos financeiros têm preços que se movem; eles sobem e descem. Um portfólio bem projetado permitirá que você aproveite a volatilidade ascendente enquanto se protege do lado negativo. É por isso que a maioria dos portfólios de investimentos modernos contém ações e títulos.
No entanto, quando os preços das ações estão subindo, possuir títulos pode parecer um peso para o portfólio. Por outro lado, quando os preços das ações caem mês após mês, possuir mais títulos de repente parece uma ótima ideia.
Não importa se você favorece o potencial de crescimento das ações ou a estabilidade dos títulos, ambos podem ter um lugar em seu portfólio. Aqui está o que você precisa saber sobre as diferenças entre ações e títulos.
O que são ações?
Ações são uma forma de propriedade patrimonial. Quando você possui uma ação, você possui uma cota de uma empresa. Como proprietário parcial da empresa, você tem direito a uma cota dos lucros (dividendos) que são distribuídos de acordo com as regras estabelecidas pela empresa. Investir em ações pode ajudar você a construir riqueza ao longo do tempo.
O valor de uma ação sobe e desce ao longo do tempo com base na perspectiva de lucratividade atual e futura da empresa. Algumas empresas, como a General Mills e a General Electric, têm ações negociadas publicamente há quase um século. Outras empresas, como a Pets.com, foram negociadas publicamente por apenas alguns anos.
Os preços das ações tendem a ser voláteis porque a maioria das empresas precisa gerenciar ameaças políticas e competitivas e inovar constantemente para permanecer relevante para os consumidores.
O valor de uma ação não está perfeitamente vinculado à lucratividade de uma empresa, pelo menos no curto prazo.
No geral, os investidores podem estar dispostos a “pagar a mais” por uma empresa com alto potencial de crescimento ou podem pagar a menos por empresas que produzem retornos sólidos trimestre após trimestre.
Apesar da volatilidade e dos preços pouco claros, as ações tendem a produzir altos retornos (em comparação com outros ativos) ao longo do tempo.
Você ganha dinheiro com ações quando elas pagam dividendos ou quando você as vende com lucro. Se não quiser pesquisar e comprar ações individuais, você pode comprar ETFs ou fundos mútuos, que permitem que você tenha centenas de ações com apenas um símbolo de ticker.
O que são títulos?
Títulos são um tipo de empréstimo seu para o governo ou uma empresa. Quando você empresta dinheiro, a instituição tomadora concorda em pagar o saldo principal do empréstimo com juros.
Títulos são às vezes chamados de ativos de renda fixa. Eles são chamados de renda fixa porque se espera que o tomador pague o empréstimo em um cronograma fixo ao longo do tempo.
Se o mutuário for bom em pagar suas dívidas (como o governo dos EUA), a taxa de juros dos títulos que ele emite tenderá a ser baixa. É por isso que as letras do Tesouro (T-bills) e as notas do Tesouro tendem a ter taxas de juros baixas.
Os títulos I, que também são emitidos pelo governo, têm taxas de juros elevadas agora porque a inflação está alta. Frequentemente, os títulos I têm taxas mais baixas do que aquelas em T-bills ou outros tipos de dívida.
Além de emprestar dinheiro ao governo federal, você pode emprestar dinheiro a cidades por meio de títulos municipais, ou a empresas por meio de títulos corporativos. Esses tendem a ter taxas de juros mais altas, mas os tomadores podem correr um risco maior de inadimplência. Se uma corporação tem um risco muito alto de inadimplência em seus empréstimos, os títulos emitidos pela empresa são chamados de títulos de alto risco (ou títulos de alto rendimento, se você estiver se sentindo generoso).
Claro, você pode vender títulos em um mercado secundário para ganhar um ganho de capital ou para liberar mais dinheiro imediatamente. No entanto, a maioria dos investidores gosta de manter títulos para ganhar renda ao longo do tempo.
O que é melhor, ações ou títulos?
A maioria dos investidores precisará incluir tanto ações quanto títulos em seus portfólios para investir com sucesso.
Com o tempo, as ações tendem a ter um crescimento maior que os títulos, mas isso não torna as ações melhores que os títulos.
Títulos produzem renda estável e têm menor volatilidade do que ações. Se você está buscando preservar seus ativos (e talvez ganhar um pouco mais), títulos são superiores a ações.
Títulos fornecem mais estabilidade, enquanto ações fornecem mais potencial de crescimento. Ambos são importantes para o sucesso do investimento.
Os preços das ações e dos títulos estão correlacionados?
Embora os títulos tendam a ter retornos menores do que as ações, os títulos também têm menor volatilidade em média. Isso significa que os títulos raramente sobem ou caem em valor tanto quanto as ações. Às vezes, os profissionais de investimento chegam a dizer que os títulos “mantêm um portfólio à tona” quando as ações têm um desempenho particularmente ruim.
Embora os preços dos títulos se movam menos que os preços das ações (em média), os preços das ações e dos títulos tendem a se mover na mesma direção. Nos últimos 100 anos, na maioria das vezes, quando os preços das ações caíam, os preços dos títulos também caíam, só que não tanto. Da mesma forma, quando os preços das ações sobem, os preços dos títulos tendem a subir.
No entanto, há vários exemplos em que os preços de ações e títulos se moveram em direções opostas. Por exemplo, entre 2000 e 2003, os preços das ações caíram vertiginosamente quando a bolha das pontocom estourou, enquanto os mercados de títulos se recuperaram.
Embora os preços de ações e títulos se movam na mesma direção na maior parte do tempo, os perfis de volatilidade dessas classes de ativos permitem que os investidores mantenham uma alocação de ativos diversificada. Isso pode levar a menos anos de perdas e, em alguns casos, até mesmo ganhos adicionais.
Como posso obter a combinação certa de ações e títulos?
Descobrir a combinação certa de ações e títulos depende de:
Se você é um investidor experiente, você pode saber qual mix de ativos você quer manter. Talvez você esteja mirando uma alocação de ativos de 20% em títulos e 80% em ações ou 40% em títulos e 60% em ações.
Seja qual for a combinação escolhida, você deve reequilibrar seu portfólio regularmente (geralmente uma ou duas vezes por ano) para manter sua alocação alvo.
Se você deseja automatizar o rebalanceamento, a M1 Finance é uma ótima corretora que pode fazer isso por você.
No entanto, investidores menos experientes podem não saber qual é a mistura certa. A mistura certa para seu melhor amigo pode não ser a mistura certa para você.
Estas são três maneiras de descobrir a combinação certa de ações e títulos:
1. Consulte um planejador financeiro
Se você não tem certeza de como investir seu dinheiro, uma boa ideia é recorrer a um consultor financeiro.
Alguns planejadores financeiros administrarão seu dinheiro para você, enquanto outros podem cobrar uma taxa em troca de serviços prestados. De qualquer forma, o planejador financeiro deve oferecer orientação sobre uma alocação de ativos alvo.
2. Use um Fundo de Data Alvo
Alguns fundos de data-alvo são carregados com taxas desnecessárias, então você precisará ter cuidado com essa estratégia. Dito isso, se você está investindo para a aposentadoria e tem acesso a fundos de data-alvo de baixo custo, eles podem mantê-lo investido em uma mistura adequada de ações e títulos.
Normalmente, os fundos de data-alvo adicionam mais títulos conforme você se aproxima da idade de aposentadoria. Isso reduz a volatilidade, mas permite que você mantenha uma certa parcela em ações, para que seu dinheiro possa continuar a crescer. Os fundos de data-alvo não são ideais dentro de contas de corretagem tributáveis.
3. Considere um Robo-Advisor
Robo-advisors são projetados para gerenciar ativos de forma eficiente para usuários. Os algoritmos sofisticados mantêm os usuários em sua alocação de ativos alvo, ao mesmo tempo em que minimizam impostos.
Robo-advisors como Betterment ou Wealthfront cobram uma pequena taxa, e a taxa pode valer a pena se você não quiser gerenciar sua alocação de ativos por conta própria.
Favoreça a decisão em vez da perfeição
Você pode passar muito tempo estudando os mercados para decidir sobre a mistura perfeita de ações e títulos, mas nunca terá a mistura perfeita para cada cenário. No entanto, uma decisão imperfeita com ações bem executadas quase sempre vencerá a indecisão.
Uma carteira de ações e títulos misturada com poupança e investir ao longo do tempo tem produzido resultados positivos por mais de 100 anos.
Você tem tempo para descobrir sua proporção entre ações e títulos, mas não pode recuperar tempo no mercado.